Sites Grátis no Comunidades.net Criar uma Loja Virtual Grátis

 provisório



Total de visitas: 1736
Trash Metal

Trash metal

                  

                

O thrash metal é uma subdivisão do heavy metal conhecida por uma maior velocidade e maior peso do que seus antecessores. Suas origens remontam ao fim da década de 1970 e começo da década de 1980, quando um grande número de bandas começou a incorporar elementos da NWOBHM com a nova música hardcore punk que surgia, criando assim um novo estilo. Este novo gênero é muito mais agressivo do que o speed metal, considerado seu predecessor. As "quatro grandes" bandas do thrash metal são Anthrax, Megadeth, Metallica e Slayer[1], que criaram e popularizaram o gênero no começo da década de 1980. Em meados do fim dos anos 70 o termo thrash já era usado na cena punk para referir-se as bandas que possuiam uma sonoridade mais agressiva que as demais do estilo, foram feitas até mesmo compilações utilizando o termo como o New York Thrash compilado em 1978 e lançado apenas em 1982 que continha bandas como Bad Brains, Adrenalin O.D., The Undead entre outras.[2] Só a partir do início dos 80 que o termo foi adicionado no cenário do metal.

O termo correcto é Thrash Metal, e não "Lixo(Trash) Metal", uma vez que, por incrível que possa parecer, muita gente acredita ser essa a designação. Este movimento surgiu pela primeira vez nos fins da década setentista e ínicios da década seguinte, com a fusão progressiva feita por algumas banda de elementos da New Wave of British Heavy Metal com a velocidade e agressividade dos estilos Punk e Hardcore. O Thrash surge muitas vezes associado ao nome de speed metal, muito embora se distancie deste precisamente pela agressividadeNão Existindo Uma Definição Verdadeiramente Correcta Para Este Estilo, As Suas Principais Características Consideradas São:
- O Uso Rápido E Constante Da Bateria, Geralmente Provida De Dupla Pedaleira Para Causar Um Efeito Ainda Mais Devastador De Velocidade.
- O Som Pesado E Extremamente Rápido Que Lhe É Conferido Pela Utilização Do Tremolo Com Que A Palheta Ataca Geralmente As Guitarras, Devendo Ainda Destacar-Se Que O Som Que Estas Adquirem É Geralmente Estridente.
- Quanto Às Vocalizações Variam De Banda Para Banda, Podendo Ir Do Agudo Ao Rouco.
Ao Tentarmos Encontrar Um Fundador Verdadeiro Do Thrash, Deparamo-Nos Com Várias Dificuldades. Enquanto Kirk Hammett, Guitarrista Dos Metallica Afirma Acreditar Piamente Que Foram Eles Os Criadores Do Estilo, Muitos Autores Há Que Defendem Ter Sido Os Overkill Os Pioneiros Originais, Com O Tema Unleash The Beast Within, Editado No Ano Da Graça De 1981. Pouco Tempo Depois Surgia Na Colectânea Metal Massacre O Tema Hit The Lights, Da Banda De James Hetfield E Lars Ulrich.
No Final Desse Mesmo Ano Sai No Mercado Norte-Americano A Primeira Demo Thrash, Dos Metal Church, Intitulada Red Skies. Entretanto, Embalados Pelo Sucesso Da Colectânea Em Que Participam, Os Metallica Tornam-Se Na Primeira Banda A Gravar Um Álbum Thrash Metal. Sai Em 1983 E É Intitulado Kill'em All, Após Acesa Disputa Com A Editora, Que Não Permitiu Que Fosse Utilizado O Seu Nome Original, Metal Up Your Ass.
Começavam Entretanto A Surgir Também Os Primeiros Focos Na Europa, Nomeadamente Com Os Três Grandes Do Thrash Alemão A Darem Os Seus Primeiros Passos: Destruction, Sodom E Kreator.
É Apenas Entre 1984 E 1986 Que O Trabalho De Popularização Do Thrash Começa Realmente A Mostrar Resultados. Bandas Seguidoras Da Doutrina Do Genero Surgem Por Todo O Lado, Desde Os Slayer Aos Exodus, Passando Pelos Megadeth, Formados Por Um Certo Dave Mustaine, Que Havia, Anos Antes, Sido Expulso Dos Metallica. Aquando Do Lançamento Do Seu Primeiro Álbum Surgiu A Polémica Que Para Sempre Marcaria Estas Duas Bandas: Uma Das Músicas Incluidas Em Kill'em All, Sob O Nome De The Four Horsemen, Aparecia Também Na Estreia Dos Megadeth, Com A Designação Mechanix:
Por Entre As Novas Bandas A Aparecer Na Cena E Os Novos Álbuns De Bandas Já Relativamente Firmadas, Chega-Se Ao Ano De 1986, Por Muitos Considerados Como O Da Explosão Do Thrash Metal. Reign In Blood, Peace Sells But Who's Buying It, E O Mítico Master Of Puppets São Todos Lançados Nesse Ano, E A Partir Daí A Indústria Musical Não Mais Seria A Mesma. Nasceram Com Esses Álbuns Faixas Que Se Vieram A Afirmar Verdadeiros Hinos, Como Raining Blood, Master Of Puppets E Peace Sells. Muitos Consideram, Como Forma De Confirmar A Grandeza Do Ano, Que Muitas Das Bandas Da Cena Metaleira Não Conseguiram, Ao Longo De Toda A Sua Carreira, Igualar A Excelente Produção Que Haviam Feito Ao Longo Desses Doze Gloriosos Meses.
O Tempo Deve, Porém, Continuar A Passar. E, À Medida Que Nos Aproximamos Do Final Da Década, Surge Em 1987 O Álbum Among The Living, Dos Anthrax, Que Se Assume Como Único Disco De Relevo Do Ano. Com A Constante Chegada De Novas Bandas Perante O Crescente Sucesso Do Género, Chegou-Se A Um Ponto De Saturação E Decadência. Gravam-Se Ainda, No Entanto, Durante Os Últimos Dois Anos Da Década ...And Justice For All,Dos Metallica, Rust In Peace - Megadeth, Cowboys From Hell, Por Pantera, E Seasons In The Abyss, Pelos Slayer.
Estes Foram Considerados Os Últimos Grandes Clássicos Do Thrash, Que Conheceria Na Década Seguinte O Seu Período Mais Negro E Menos Produtivo Desde Os Seus Primórdios.